Programa Startup Pará

Estratégia Estadual para o Empreendedorismo
de Base Tecnológica

Sobre

O Governo do Estado do Pará, por iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD) apresenta o Programa Startup Pará – Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica.

Entre os seus objetivos, o Startup Pará vai apoiar projetos, ainda que em fase de ideação, voltados à criação e implementação de soluções, métodos e processos de base tecnológica, que explorem a inovação e a cultura empreendedora como instrumento estratégico para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado, viabilizando o surgimento de novas empresas inovadoras capazes de promover a geração de negócios de maior valor adicionado, descortinando alternativas de emprego com melhores salários e a possibilidade da formação, atração e fixação de recursos humanos mais bem qualificados.

De maneira específica, o programa vai também investir em startups, cujos projetos se encontrem em condições de escalar o seu modelo de negócios já consolidado de empresas localizadas no Estado, com atuação voltada, mas não exclusivamente, a áreas temáticas prioritárias.

Ao todo, o programa vai investir até R$ 3 milhões de reais em iniciativas inovadoras e startups localizadas no Estado, com atuação voltada a áreas temáticas estratégicas listadas a seguir.

Os interessados em participar do programa deverão acessar o Edital de Seleção nas modalidades Novos Negócios e Aceleração no Estado do Pará, que estará disponível a partir do dia 12 de janeiro de 2020 neste site.

Áreas Temáticas

O programa Startup Pará vai apoiar, preferencialmente, com recursos na ordem de 3 milhões de reais, empreendimentos com atuação de interesse em pelo menos umas das seguintes áreas temáticas:

Educação

Energia

Mineração

Saúde

Govtech

Inovação na Administração Pública

Agrotech

Destaque para Agroindústria e Piscicultura

Biotecnologia

Tecnologia da Informação e Comunicação

Inteligência Artificial

Logística

Iniciativas 

Novos Negócios

O Startup Pará vai apoiar projetos, ainda que em fase de ideação, voltados à criação e implementação de soluções, métodos e processos de base tecnológica, que explorem a inovação e a cultura empreendedora como instrumento estratégico para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado, viabilizando ao surgimento de novas empresas inovadoras.

Aceleração

De maneira específica, o programa vai também investir em startups, cujos projetos se encontrem em condições de escalar o seu modelo de negócios já consolidado de empresas localizadas no Estado, com atuação voltada, mas não exclusivamente, a áreas temáticas prioritárias.

Ecossistema Pará

O Programa está desenvolvendo o Ecossistema Pará, uma base de dados na Internet de e para empreendedores, que vai mapear as empresas de base tecnológica, startups, incubadoras e hubs de inovação, além de apresentar informações sobre serviços, apoios e iniciativas relacionadas ao setor no Estado.

Missões & Eventos

Para os empreendedores em busca da presença certa em mercados de outros estados, regiões e internacional, o programa Startup Pará realizará missões e participações em eventos para a promoção dos produtos e serviços das empresas locais, incluindo a presença em eventos, rodadas de negócios e reuniões com investidores.

Benefícios

N

Capacitação

Capacitar por meio de cursos e atividades presenciais em todas as fases do programa.

N

Ecossitemas

Conectar o Ecossitema, aumentando as possibilidades de sucesso das startups locais e empreendedores iniciantes.

N

Mentoria

Estimular a conexão e participação no ecossistema de empreendedorismo e inovação.

N

Acompanhamento

Projetos serão acompanhados por especialistas que auxiliarão na evolução do negócio e do empreendedor.

N

Investimento

Aporte financeiro para a criação de novos negócios e desenvolvimento de atividades já consolidadas, conexão com investidores e atração de investimento.

Validação de startups é tema de evento online promovido pela Fapespa nesta quinta, 1º

O bate-papo será realizado às 19h e integra a agenda do Startup Pará, programa focado no desenvolvimento de negócios inovadores 30/06/2021 13h52 Ter uma boa ideia é apenas o ponto inicial na jornada do desenvolvimento de startups, negócios orientados à inovação em...

1ª Fase do Startup Pará inicia seu cronograma com debate sobre inovação

No evento, inicialmente aberto ao público a coordenadora do Programa Startup Pará, Maria Trindade, deu boas-vindas aos selecionados, abordando a programação e chamadas públicas previstas do Programa Startup Pará para o ano de 2021, a sequência de duas palestras com...

Startup Pará divulga propostas selecionadas para o programa

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) divulgou as 30 propostas, (15 na modalidade aceleração e 15 na modalidade novos negócios) que farão parte do programa de qualificação que ocorrerá a partir do próximo mês de fevereiro. Além do período de...

Prorrogada a data de envio do formulário de adesão do Programa Startup Pará

O formulário eletrônico disponibilizado pelo Programa Startup Pará para que os proponentes e projetos enquadrados apresentem o Termo de Adesão e Compromisso, bem como os demais itens solicitados em edital, está aberto para preenchimento até o meio-dia de 28 de Agosto,...

StartUp Pará encerra primeira etapa com 75 projetos pré-aprovados

21/08/2020 20h14 - Atualizada em 21/08/2020 20h55 Por Carol Menezes (SECOM) Será divulgada na próxima semana, no Diário Oficial do Estado, a lista com os 75 primeiros selecionados do Edital StartUp Pará, estratégia do governo estadual para fomentar o empreendedorismo...

Ecossistema Pará quer conhecer e promover empreendedorismo de base tecnológica

O Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Estado do Pará – o Ecossistema Pará – foi lançado, oficialmente, nesta segunda feira (03) no site do programa StartUP Pará, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

As inscrições para o Startup Pará são prorrogadas até 31 de julho.

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) prorrogou o prazo para submissão de propostas ao Programa Startup Pará, iniciativa de fomento ao empreendedorismo paraense.  O prazo que se encerraria neste sábado (30/05) foi prorrogado até o dia 31 de...

Calendário do Startup Pará é alterado por causa do Covid-19

SECTET e FAPESPA optaram por alterar o calendário de realização da primeira edição do Programa, uma vez que é preciso garantir a segurança dos participantes. Um dos principais diferenciais de programas de incubação e aceleração é a oportunidade dos empreendedores...

Dúvidas sobre Startup Pará serão esclarecidas em reunião

Os interessados em se inscreverem no programa Startup Pará – Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o edital de seleção na próxima quinta-feira (5), às 19 horas, no Sebraelab. O programa é...

Junte-se a nós

Entre em contato e saiba como fazer parte do programa

14 + 2 =