A Fapespa, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), irá apresentar o edital de seleção do Programa Start Up Pará, nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, às 10h, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

O projeto vai fomentar o empreendedorismo paraense com investimentos em projetos inovadores em ciência e tecnologia.

O Programa – “Startup Pará: Estratégia Estadual para o Empreendedorismo de Base Tecnológica” vai disponibilizar recursos e capacitação para empreendedores selecionados pelo edital, como instrumento estratégico para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado, viabilizando promover a geração de negócios, alternativas de emprego com melhores salários e a possibilidade da formação, atração e fixação de recursos humanos mais bem qualificados. O investimento será de R$ 2 milhões e 800 mil reais.

Os projetos selecionados terão capacitação, mentoria e acompanhamento técnico durante o período de execução do programa. Após essa etapa, um comitê avaliador, formado por profissionais e técnicos do mercadovão escolher 10 propostas de cada modalidades do programa (Novos Negócios e Aceleração) para assinatura de contrato e investimento financeiro.

“Esse programa estabelece um marco na área de ciência e tecnologia no Pará, é singular no que diz respeito ao volume de recursos aportados e é, sem dúvida, algo inédito na região Norte. O objetivo é que esse seja um instrumento inicial de uma profusão de empreendimentos que usem a cultura e o elemento da tecnologia, da ciência e da inovação, prevalentes no seus negócios”, explica o presidente da Fapespa, Carlos Maneschy.